Categorizado em: Eventos

20 anos de Sata Virtual

Comemora-se em Junho próximo 20 anos da fundação da SATA Virtual. A data será celebrada online com um Real-Ops (VATSIM) de 24 horas no dia do aniversário onde serão convidados todos os entusiastas pilotos e controladores que queiram participar. Serão publicados 82 voos para o efeito. Está garantida a colaboração do Portugal VACC.

Os interessados devem contactar Frederico Pacheco (moniz.pacheco@satavirtual.org). A SATA Virtual foi fundada a 17 de Junho de 1997, muito próximo da data de lançamento do FS98, e surgiu como desejo de ter representado em Portugal uma organização do hobbie da simulação. Foi das primeiras no mundo a espelhar uma companhia real quando as grandes companhias virtuais da altura eram fictícias, tais como a Gateway e a Tradewind Caribbean. A mairoria dos entusiastas utilizava o FS5 e o FS5.1, conhecido como FS95, embora ainda muitos preferissem o ATP da Sublogic suportado em DOS. Os cenários existentes eram na sua maioria freeware construidos por entusiastas tendo a editora Apollo lançado no mesmo ano o Azores&Madeira que veio adicionar um nível de realismo até então indisponível para as ilhas. Do lado das redes era a SATCO que fazia as delícias de todos, embora com recurso a programas de comunicação de voz separados, tal como o Roger Wilco. A SATA Virtual lançou no decorrer da sua existencia o FS ACARS e o FS SELCAL, hoje largamente utilizados pela comunidade – Squawkbox, FSInn, XSquawkbox, ASRC, Euroscope, VRC, FS Flight Keeper, são alguns exemplos.

3 comments to 20 anos de Sata Virtual

  • Pedro Rodrigues

    A minha primeira VA a par da extinta TAP VA. Além de estar há muito muito tempo inactivo, voei para a SATA VIRTUAL desde a primeira hora da sua criação pelo o Pedro Sousa…
    Voei muitas horas para a SATA Air Açores e SATA International. Nesta altura o que batia mais era o icónico e tremendo Boeing 737-400 da DREAMFLEET, para o FS98/2000/2002 a par do 767 da Wilco, os aviões mais avançados da altura. Tive muitas horas de gozo e algumas delas até hilariantes a voar para a SATA com amigos, que hoje para mim são inesquecíveis…(Que saudades desse tempo…) Com a SATA VIRTUAL também aprendi muito sobre aviação real e virtual e na minha altura era passagem obrigatória para quem quisesse evoluir na aviação virtual. Bem hajam …

  • Marco Goncalves

    Tenho dois comentarios a fazer :

    1- Parabens a Sata Virtual companhia ontem disfrutei grandes momentos no mundo virtual e onde aprendi imenso e conheci gente fantastica .

    2- Acho que uma data tao importante como esta nao foi devidamente aproveitada por parte da Sata Virtual. Eu como ex Piloto e ex Staff da companhia por exemplo so ontem e que soube atraves do facebook, e pelos vistos o mesmo evento so foi anunciado no Airsim.net e aqui no forum dia 13 ou seja 3 dias antes do evento. Recordo que aquando dos 10 anos da Sata Virtual foi feita uma visita de estudo ao Aeroporto de Ponta Delgada bem como outras actividades na qual eu participei e ate mesmo uma rifa para uma viagem ida e volta dos Acores aos Eua que eu muito me prezo de ter onseguido jundo da administracao da Sata. Como so tive conhecimento ontem sera impossivel participar neste evento devido a motivos profissionais que poderiam ter sido ajustados se tivesse sabido com mais antecedencia de tal evento . Quem diz eu imagino que muitos pilotos nao poderam participar o que e uma pena pois nao sao todos os dias que uma VA celebra 20 anos ….

  • Miguel Caldas

    A minha única VA. Não estive desde a primeira hora -- cheguei cedo aos simuladores, desde o ZX Spectrum, mas o arranque do voo online passou-me ao lado. Voei na Sata Virtual apenas nos últimos 14 anos, se não me falham as contas. Sempre reconhecida pela qualidade e exigência na simulação, com soluções inovadoras e, acima de tudo, excelente camaradagem e amizade.
    Ainda hoje, quando a turbulência dos dias me permite uma rara descolagem virtual, é a “trabalhar” para a Sata Virtual que o faço. Acredito assim, e com orgulho, ser dos pilotos mais antigos ainda ativo.

    Obrigado e Parabéns Sata Virtual, Pedro Sousa e Equipa!

    Nota: com orgulho também, voei noutros conceitos como o Splash e esse grupo de alucinados que se autodenominava COKE’s e que insistiam em voar em aviões com painel em cirílico 🙂