FS Flightmax

0


FSFLIGHTMAX

PUBLISHER : JOHN HNIDEC – SIMSYSTEMS PTY, LTD

Site oficial : http://www.fsflightmax.com/
Fórum : http://www.simsystems.com.au/cgi-bin/dcforum/dcboard.cgi
Digital Charts :http://www.aeroplanner.com

Desde o lançamento do FSFlightMax que suspeitamos estarmos em presença de um daqueles “Must Have” pois até ao momento as palavras “weather radar” estão associadas apenas a um ‘gauge’ que passa umas sombras coloridas sem grande significado mas que os seus autores acharam que ficavam bem no painel. Agora, ao ouvir falar num ‘weather radar’ que realmente funciona, só mesmo vendo para crer e é precisamente isso que vamos fazer…

DESCRIÇÃO
FSFlightMax é um add-on para o FS com as seguintes funções :
Moving Map, Airport/Navaids , Weather Radar, TCAS Traffic, Terrain Information, Lightning Tracker

É a cópia fiel baseado no sistema real FlightMax 850 para a aviação produzido pela AVYDINE – para avaliar o grau de fidelidade deste add-on basta dizer que os completíssimos manuais que acompanham o software são os mesmos editados para o aparelho real.
De referir que o FMax não é um gauge, é um módulo do FS tal como o FSNavigator pelo que pode ser activado em qualquer tipo de avião e não necessita ser instalado no painel, sendo possível fazer o “resize”, movê-lo para um 2º monitor ou colocá-lo numa network com o WideFS (ver FSFlightMax Remote).

INSTALAÇÃO
A instalação decorreu sem problemas, facilitada pela recente reorganização dos ficheiros e patches – uma versão base de 12Mb que não tem alterações e a versão corrente (v.1.2) de 1.88Mb que vai sendo actualizada, com o excelente suporte dado pela equipa do FSFlightMax liderada por John Hnidec. Para além destes 2 pacotes essenciais, é conveniente instalar o Configuration Editor para mais facilmente definir os parâmetros do ficheiro ini.
Opcional para máquinas com mais capacidade existem ainda 2 ficheiros “MAPS” de alta e baixa resolução . Aconselhamos os downloads disponíveis no fórum da FSFlightMax “Support and Patches” onde podem ler uma breve descrição da versão.
OPERAÇÃO
“ON / OFF” : Isso mesmo, liga e desliga – uma chamada de atenção para o “ON” pois o carregamento da base de dados provoca algumas paragens no FS pelo que é aconselhável ligar no “pré-takeoff” ou em voo estabilizado.
O FSFlightMax (daqui em diante designado por FMax) dispõe de um sistema de menus e submenus que vão sendo seleccionados da mesma forma que nos “FMC”, ou seja, através de 6 botões laterais que activam a opção colocada nessa linha.

No início pode ser difícil a orientação nesta hierarquia mas após um curto período de manipulação ficamos perfeitamente integrados na sua operação. Resumidamente os botões têm as seguintes funções:

“MENU” : Abre menu / muda página / reabre / limpa – conforme estamos com o menu fechado, um menu de várias páginas ou se queremos fechar o display do menu.
“ESC” : O mesmo que “Escape” ou seja, volta atrás no menu ou limpa o menu.
“ENTER” : Utilizado para introduzir dados, confirmar settings ou a recepção de mensagens de aviso emitidas pelo FMax.
Botões de rotação “Inner” e “Outer” – Alterar “ranges” e mover o cursor através das opções dos menus:

O FMax dispõe ainda de um completo sistema de definição de “Hotkeys” para aceder a todos os botões mas nesta fase inicial apenas configuramos uma tecla para fazer o “Hide/Display” do aparelho.

MENUS E FUNÇÕES – Breve descrição
MAP
A primeira função e possívelmente a mais utilizada será a de MAP, onde temos a posição do avião e toda a informação relacionada com a localização, velocidades, relevo do terreno, aeroporto mais próximo, etc. Em alguns displays podem ser sobrepostas várias funções tais como o radar metereológico, descargas eléctricas ou o TCAS.

MAP SUBMENUS:
TRAFFIC OVERLAY – sobreposição do TCAS no mapa
COMPASS ROSE – display da bússola circular
CLEAR STRIKES – limpa as ultimas descargas eléctricas
SETTINGS – definições do menu :
– DATA BLOCKS – Pequenos blocos de informação colocados nos cantos do FMax, podendo ser definida a informação a apresentar.
– AIRPORT FILTER – selecção de informação de aeroporto
– NAV MAP SETTINGS – definições de detalhe do mapa
– HELP
HELP

GROUND PROXIMITY
Display de perfil vertical de voo com leitura da altitude do avião, rádio altimetro e altitude do terreno. Os submenus desta função não têm qualquer acção, estando definidos apenas para futura implementação.
Nas imagens pode-se ver o perfil do terreno e o nível de voo e, no canto superior direito, em valores numéricos a actual altitude do avião, a distancia ao solo e a altitude do terreno.


TRAFFIC
Display do tráfego que penetre no espaço aéreo definido como zona de intromissão. Com os utilitários freeware AIBRIDGE ou FSACARS produzidos por José Oliveira é possível ter aqui referenciado o tráfego online na rede Vatsim ou Ivao. Esta função tem display próprio ou pode ser sobreposta sobre o Moving Map para melhor localização do tráfego.

REAL CHARTS
Um opcional (payware) bastante interessante são os mapas reais digitais para voo IFR ou VFR que permitem sobrepôr o avião sobre um mapa bastante detalhado ou sobre uma carta aérea. Mais informações em http://www.aeroplanner.com .


WEATHER RADAR
A função mais espectacular do FMax é sem dúvida o Weather Radar.
Fizemos vários testes em que definimos manualmente a metereologia no FS, o FS real weather, o FSMeteo na opção “download world weather and stay offline” e acabámos de testar a novíssima versão 5.2 do FSMeteo já compatível no modo online.
O modo manual e o real weather são bastante simples e fáceis de usar e com resultados imediatamente visíveis, embora por vezes tivessemos tempestade com algumas descargas eléctricas visíveis do cockpit mas não detectadas no ‘Lightning tracker’. Com o FSMeteo há a necessidade de definir no Config Editor o caminho para a directoria do FSMeteo para que o FMax carregasse os ficheiros “.met” da opção download world weather, depois deste passo tudo se processa normalmente.


Aqui colocamos o Local Weather do FS em “thunderstorm”


Nesta imagem foi utilizada o download Real weather” do FS


Aproveitando um dia chuvoso, com o FSMeteo fizemos “download world weather”
Aspecto da visibilidade reduzida definida pelo FSMeteo
Mesmo ao fechar este ‘Review’ recebemos a ultima versão do FSMeteo v.5.2 que experimentamos de imediato, não sem antes fazer uma busca no Servinfo sobre locais onde estivesse mau tempo. Apenas há a necessidade de activar no FSMeteo a opção “Get weather for FlightMax” e os efeitos foram imediatamente visíveis no nosso Radar pelo que fica aprovada esta combinação FSFlightMax+FSMeteo.
Alguns screenshots obtidos com a nova versão do FSMeteo 5.2 :




No entanto, com esta nova versão do FSMeteo tivemos alguns problemas que estão a ser analisados pela FMax / FSMeteo, pois segundo eles, alguns erros detectados nos parâmetros da metar do FMax provocam o seu encerramento com erro. Uma combinação de produtos a necessitar de mais algumas afinações mas que produz resultados espectaculares.

Weather Radar Sub menus :

LIGHTNING
Esta função, devido “à falta de trovoadas” nas zonas próximas, apenas a conseguimos testar colocando manualmente o FSweather em ‘thunderstorm’ tendo pouco depois começado a ser visíveis as primeiras descargas electricas.
Pode ser sobreposta no Moving Map para uma melhor localização da área a evitar.

SYSTEM
Este menu faz a gestão do registo de todos os passos relevantes da utilização do FSFlightMax, onde se carrega um plano de voo (formato FS), actualização dos ‘datafiles’ para a zona a sobrevoar ou se define a operação dos menus.
Os restantes menus destinam-se a definir pormenores de operação do FSFlightMax ao gosto do utilizador.

Pontos favoráveis :

Sem dúvida o Weather Radar constítui a verdadeira Jóia da Coroa.

Moving Map com uma boa base de dados, fácil e rápida de consultar e sobreposição de funções.

Muito interessante o perfil vertical com representação do relevo do terreno.

Sem grande impacto no desempenho do PC.

Excelente suporte através do fórum do site.

Utilização de mapas reais digitais

Pontos desfavoráveis :

Um display talvez um pouco grande para permanecer aberto sobre o painel, reduzir o tamanho dificulta o visionamento das indicações.

O preço, que acrescido dos mapas digitais se torna num pequeno investimento.

O grande “aliado” do FSFlightMax – o FSMeteo – é também shareware.

CONCLUSÃO :
Após algumas dezenas de horas de uso do FSFlightMax, podemos dizer que estamos em presença de um excelente add-on valendo bem o que custa (34,95 EUR), embora não podendo classificá-lo de imprescindível é sem duvida uma mais valia para a simulação aérea, ao mesmo nível do FSNavigator ou do FSMeteo.

De referir que algumas funções estão representadas apenas para seguir a fidelidade do aparelho real, não tendo qualquer acção sobre o funcionamento do software.
Também a nova versão do FSMeteo apresenta alguns problemas ao nível da estabilidade do FlightMax mas que se esperam estejam resolvidos dentro em breve.

Faltou-nos testar a combinação com o novo programa freeware Weather Maker, embora esta aplicação tenha um carácter diferente pois não busca metares reais mas é um gerador de metereologia aleatório conforme os parâmetros definidos pelo utilizador. Pelo feedback auscultado em alguns forums sabemos que funciona com o FMax pelo que passa a constítuir uma alternativa aos anteriores métodos.

Uma palavra de apreço para a FlightMax Team e para John Hnidec que mantém desde o lançamento do produto, o suporte e o desenvolvimento de sugestões e problemas reportados pelos utilizadores.

Agora sim, podemos começar a pensar em pedir ao controlador de serviço um desvio na rota devido ao mau tempo na vizinhança…

Bons voos
Antonio Gonçalves
www.airsim.net

Comments are closed.