FS Meteo

FSMeteo

A actualização da meteorologia em tempo real é um dos maiores contributos para aproximar a simulação aérea da realidade. Para isso nada melhor do que analisar o melhor add-on na actualidade para a definição das condições atmosféricas reais no Flight Simulator.

O FSMeteo é um programa que interliga a meteorologia real com o Flight Simulator – a informação das estações metars espalhadas pelo mundo é recolhida num servidor próprio e depois disponibilizada à aplicação para definição dos parâmetros da meteorologia no FS.

Pode usar ainda um ‘gauge’ próprio a ser instalado no painel do avião, idêntico ao do GPS do FS que nos mostra as condições atmosféricas que estão a ser recolhidas através da aplicação principal. Este gauge é de aquisição em separado.

Havendo outras maneiras de carregar o tempo real no FS é natural que surjam dúvidas sobre se valerá a pena investir num programa com estas características pois poderão não ser muito perceptíveis as diferenças entre o Real Weather do FS ou da Squawkbox e o fornecido por este excelente programa. É também importante realçar o papel que o FSUIPC tem na definição da meteorologia, para que as condições atmosféricas sejam correctamente interpretadas.

Principais características :

Meteorologia em tempo real.
Cobertura mundial dos ventos em altitude (aloft winds), mesmo sobre o Pacífico e Atlântico.
Possibilidade de utilização da meteorologia da VATSIM para voo online.
Utilização de arquivos de meteorologia.
Informação das condições atmosféricas no destino com antecedência.
Importa planos de voo em formato FS para previsão de meteorologia em rota e ventos em altitude.
Opção de auto-connect amp; disconnect para uso com ligações modem.
Operação online e offline.Envia a meteorologia para o Radar Contact V2.0 amp; V3.0.Transição de núvens *.Transição de pressão atmosférica.Transição de temperatura*.Até 12 camadas de ventos.Até 12 camadas de temperaturas.Compatível com o software FS_Clouds, FS_Traffic, Radar Contact.Compatível com ligações Cable modem, ISDN ou DSL ou standard modem telefónico.Compatível com Win95, Win98, Windows ME, Windows 2000 amp; Win XP.Micro climas para Porta-Aviões.Compatível com FSFLIGHTMAX, o único radar meteorológico para o FS.
* Apenas quando usado com o FS2000, FS2002 e CFS2.

O FSMeteo define no FS os seguintes parâmetros:

Velocidade do vento
Direcção do vento
Camadas de núvens
Ventos de rajada
Ventos em altitude
TemperaturaAltímetro Visibilidade Chuva * Neve * Trovoada *

A aplicação busca a actualização destes parâmetros de 6 em 6 minutos (configurável) na estação Metar mais próxima do avião.

Os ventos em altitude são actualizados tendo em conta a localização exacta do avião através da sua posição em latitude/longitude.

De referir no entanto que normalmente a informação Metar é actualizada de 30 em 30 minutos ou de hora a hora.

Instalação:
O FSMeteo é facilmente instalado, sendo colocado numa pasta própria e todos ficheiros necessários aí agrupados. O gauge opcional ‘Weather Display’ requer que o panel.cfg do avião a utilizar seja configurado manualmente para apresentar a janela no painel mas também não apresenta dificuldade de maior a não ser pela quantidade de aviões se o Hangar for extenso.

Operação :
Este é o interface principal do FSMeteo com o utilizador:

1-Status – aqui são dadas informações
sobre como está a decorrer a ligação ao servidor.

2-Janela dos códigos dos ventos em altitude (aloft winds) referentes à posição exacta do avião.

3-Metar da origem ou da estação mais próxima à posição actual do avião.

4-Janela dos códigos dos ventos em altitude (aloft winds) referentes ao destino.

5-Metar do destino do voo (ou da estação mais próxima ao destino caso não exista), definido através da opção “set airport destination”.

6-OPTIONS :
LOCK TO – Se quisermos forçar o FSMeteo a receber a metar de determinada estação, ignorando a presente posição do avião.
USE DEFAULT VISIBILITY – Para usar a visibilidade definida nas “Preferences” como default para evitar alterações.
DISABLE WIND TRANSITION – Desactiva a transição controlada dos ventos.
DISABLE SURFACE WIND GUSTS – Desactiva as rajadas de vento à superfície.
DISABLE UPPER WIND GUSTS – Desactiva as rajadas de vento em altitude.
DISABLE EXTENDED VISIBILITY – Desactiva a função do FSUIPC “Random extend METAR maxima”, ou seja, quando a visibilidade é superior a 9999 metros, o FSUIPC atribui um valor aleatório de visibilidade.
SET AIRPORT DESTINATION – Definição do aeroporto de destino – a cerca de 20nm o FSMeteo inicia a transição das condições atmosféricas no FS para as verificadas no destino.

7-BOTÕES DE EXECUÇÃO :
REFRESH DATA – Requisita ao FSMeteo uma actualização das condições atmosféricas.
REQUESTED STATION – Esta opção é usada para ver a meteorologia em qualquer estação ICAO. Estas condições não são transmitidas ao FS.
DECODE LOCAL – Tradução dos códigos metar.
DECODE DESTINATION – Tradução da metar de destino.
IMPORT PLANNING – Importação de um plano de voo em formato FS e relatório de todas as estações metar ao longo da rota para a altitude escolhida.

8 – INTERNET MODES :
DEFAULT CONFIGURATION – Modo usado por defeito para uma ligação à internet que se mantém activa durante o voo.
LOCAL ACCESS – Usado para um PC com uma ligação LAN-TCP/IP
AUTO CONNECT amp; DISCONNECT – Para uso com uma ligação modem dial-up, em que o FSMeteo faz a ligação à internet, executa o download das condições atmosféricas e desliga. Implica a criação de uma ligação dial-up com o nome FSMeteo.
GET WORLD WX amp; STAY OFFLINE – Neste modo o FSMeteo faz a ligação e desliga após ter feito o download das condições a nível mundial. Estes dados são gravados em 3 ficheiros com o nome formado pelo ano, mês, dia e hora Zulu.

9 – BOTÕES DE COMANDO :
START – Inicio do FSMeteo.
STOP – Paragem do funcionamento do FSMeteo.
QUIT – Saída do programa.
ABOUT – Informação sobre o programa.

Nas PREFERENCES podemos definir os diversos modos de funcionamento e valores de transição nas condições atmosféricas ao ser feita actualização da meteorologia.

Uma referência para a nova opção de download do tempo para o radar meteorológico FSFlightMax e ainda a possibilidade de se adoptar a meteorologia do servidor da Vatsim para sincronia entre a Squawkbox e o FSMeteo, sendo então necessário activar na Squawkbox o “Ignore Real Weather” para não haver 2 fontes diferentes de meteorologia.

Vamos então testar o FSMeteo num voo Faro-Porto onde saímos das terras algarvias com um dia ensolarado, embora com algumas núvens e com previsão de chegada ao Porto com alguma chuva…


Para determinar o melhor nível de voo executamos no FSMeteo a opção “Import Planning” para ver se o nosso nível de voo beneficiaria de ventos favoráveis e a meteorologia que iremos encontrar em rota.
Neste relatório podemos ver todos os dados relevantes à nossa rota e respectivos Headings, Ground Speeds, meteorologia, etc.

Os últimos preparativos no stand em Faro :


Requesting weather information
Ready to push amp; start


pushing back
last weather check

Já alinhados na pista, enquanto aguardamos o “clearence for Take-off”, damos uma última olhadela às condições meteorológicas no Weather Display tanto na origem como no destino, bem como aos ventos em altitude :

O weather display é uma janela semelhante ao GPS default do FS, que nos permite pedir actualizações manuais do tempo ou consultar as condições dos ventos às diferentes altitudes (aloft winds), o que possibilita aproveitar ventos mais favoráveis subindo ou descendo para outros níveis de voo, bem como os “aloft” na área de destino.

Assim neste gauge conseguimos ver as condições atmosféricas que estão no local onde o avião se encontra, que pode ser no aeroporto de origem ou da estação metar mais próxima se estiver em voo, as condições no exterior do avião (temperatura, ventos) e ao mesmo tempo a meteorologia no aeroporto de destino, o que nos dá uma ideia de qual o procedimento de aproximação que iremos adoptar para a respectiva pista activa.



À passagem dos 1500ft, right to ‘XAPAS’ com “FEW” a 1400/1600ft
Climb to FL260
Ventos em altitude em Faro

Uma das principais vantagens do FSMeteo é o facto de ter sempre informação disponível da estação Metar mais próxima e correctamente definida usando todas as potencialidades do FS em termos meteorológicos o que nos proporciona variações interessantes nas formações de núvens e ventos.

Assim à passagem por Lisboa, o FSMeteo actualiza as condições atmosféricas e começamos a ter mais nebulosidade à medida que nos dirigimos para Norte :


“abeam” de Lisboa a nebulosidade começa a aumentar
Consultamos os alofts na zona de Lisboa


À chegada ao Porto as condições atmosféricas não eram as melhores…
Metar do Porto com visibilidade de 7000 metros, tecto aos 1500 pés e chuva



Situação confirmada pelo nosso radar meteorológico ‘FSFlightMax’ que anuncia chuva mais à frente
Assim que descemos abaixo do “tecto” a chuva apareceu…
Apesar de tudo, com condições razoáveis – há dias piores.

Gostamos no FSMeteo :

-Rigor na actualização da meteorologia sempre correctamente definida no FS.
-Simplicidade de utilização.
-Até 12 camadas de núvens e ventos aloft em qualquer parte do mundo.

Não gostamos no FSMeteo :

-O preço do Weather Display.

CONCLUSÃO :

É notória a diferença entre o aspecto das condições atmosféricas quando usamos o FSMeteo ou um dos outros dois sistemas possíveis – FS Real Weather e Squawkbox weather.
À data deste Review foram lançados novos programas freeware e shareware que numa próxima oportunidade analisaremos e confrontaremos com o FSMeteo.
No tempo em que usamos o FSMeteo pedimos alguns esclarecimentos ao autor Marc Philibert que foram sempre prontamente respondidos, e mesmo algumas sugestões nossas foram já implementadas no programa (tempo VATSIM, no Weather Display a visibilidade em metros e pressão atmosférica em milibares) o que demonstra um bom suporte aos utilizadores.
Parece-nos que este add-on é absolutamente indispensável para o “simmer” que leva a sério a simulação aérea. Com ele é possivel ter meteorologia actualizada com mais rigor, sem a necessidade de se ligar online pela Squawkbox pois esta não tira partido de todos os parâmetros possíveis do FS ou usar o FS Real Weather que frequentemente se encontra desactualizado.

Site Oficial: www.fsmeteo.com

Antonio Gonçalves
www.airsim.net

Comments are closed.