AirSim testou o Cessna Centurion II 210M

A Carenado já nos habituou à produção de pequenos aviões para o Flight Simulator. O seu ultimo produto vem da conhecida Cessna. O Cessna 210 Centurion é um pequeno monomotor de 6 lugares ideal para transportar a familia em pequenos percursos. A Carenado disponibiliza este produto para o Flight Simulator 2002 e para O FS2004 através de um pequeno upgrade disponibilizado no site da Carenado para utilizadores registados.

O Pacote:
O Cessna Centurion está disponivel apenas através de download no site da Carenado. Pelo preço de 17.90$ adquire um avião que inclui: Cockpit virtual; sons apurados; efeitos dinâmicos (brilho e iluminação); partes móveis (ailerons, elevators, rudder, flaps, rolling wheels), portas de passageiros e carga; checklist completo, tabela de performances e documento de referência. O Centurion foi modelado em GMAX e inclui ainda dois passageiros com um detalhe elevado e painel IFR realista além de muitos outros detalhes.

A Documentação:
Dos documentos incluidos fazem parte um Checklist, uma tabela de performances, um manual do painel e um documento com as especificações do Cessna Centurion 210M, todos eles bastante completos e com uma agradável apresentação estética. Achamos que a documentação é a necessária para um avião desta classe.

O Aspecto exterior:
Para seleccionar o seu Cessna 210M no Flight Simulator 2002 terá de procurar por Carenado Premium collection e no FS2004 por Carenado e não por Cessna. É uma opcção que não achamos a melhor, mas que não é de grande importância. Em seguida tem duas opções de escolha, a versão normal e a versão light para máquinas menos potentes.
Ao darmos uma volta em redor do avião deparamos com um modelo bastante perfeito e cuidado não descurando o mais pequeno detalhe, flaps de arrefecimento do motor, antenas, luzes de táxi, etc. De notar também a excelente visibilidade dos detalhes do cockpit pelo exterior. Ao abrirmos as portas damos conta de um interior com muitas horas de trabalho, os pilotos são de um detalhe raramente visto, estão bem vestidos, sintos de segurança apertados e de headphones com microfone. As portas são forradas, bancos bem desenhados, etc. O painel para não fujir à regra está também bastante completo e cuidado. Um pormenor interessante, ao abrir as portas o banco do piloto recua dando espaço para que possa sair do avião (por curiosidade esperei uma hora para ver se ele saía mas isso não aconteceu). Gostamos bastante, não tendo nada de negativo a apontar acerca do seu modelo.

O Painel:
O Painel 2D é baseado numa fotografia com as vistas laterais a pertencerem ao cockpit virtual. Toda a instrumentação está acessivel e utilizável com o uso do rato, clicando nos instrumentos aparece uma leitura digital para auxiliar a sintonização. Através de atalhos no painel 2D tem-se acesso aos vários mostradores não visiveis na vista 2D principal. O mesmo painel é composto pela vista IFR com acesso a toda a instrumentação e pela vista VFR que possiblita uma melhor vista para o exterior mantendo um acesso fácil ao painel de comunicações, saliento o detalhe dos relexos nos vidros dos instrumentos.
A boa impressão com que ficámos do painel 2D alarga-se ao painel em 3 Dimensões. O painel 3D é gráficamente perfeito e de fácil leitura com todos instrumentos a mostrarem a leitura real e a possiblitar os possuidores do FS2004 a utilização dos comandos sem ter de voltar ao 2D Gostamos bastante dos reflexos desenhados nos vidros dando uma sensação bastante real.

Texturas:
Um dos pontos fracos do avião é a escolha de pinturas, no pacote apenas vem um esquema de pintura o que é muito pouco. A carenado disponibiliza um kit de pintura em www.simLibrary.com para cada qual pintar a seu gosto. Tudo é texturado no avião, desde os pilotos, as alcatifas, tecto, antenas, vidros, etc.
Em vôo:
O AirSim como é previsivel, não teve a possibilidade de testar um verdadeiro 210M para poder comparar em voo. Desta forma limita-mo-nos a usar os dados técnicos fornecidos pela Carenado para fazermos os nossos testes.
O Cessna 210M Centurion tem um comportamento em voo bastante razoável, comportando-se bem nas várias situações testadas. Para os potênciais compradores que pretendam dar uma utilização de lazer é um bom avião. Se pretender usar o 210M para instrução então possivelmente terá de escolher outro modelo. Não quer isto dizer que o Centurion se porta mal em vôo, antes pelo contrário, é bastante agradável de voar e não deixa mal o piloto mesmo em situações atmosféricas mais adversas. Gostamos do piloto automático, o AUTOPILOT TYPE AF-420A que vem explicado no manual respeitante ao painel.

A nossa opinião:
O AirSim usou o Cessna 210M Centurion durante algumas horas e submeteu-o aos mais duros testes e ficámos satisfeitos com o sue comportamento. É um avião bastante agradável de voar em pequenos percursos entre aérodromos. Gostámos bastante do detalhe evidênciado na construção deste avião,nenhum detalhe é descurado tornando o Centurion numa agradável surpresa. A nível de frames rate o 210M é bastante razoável não abusando das potêncialidades dos PCs mais fracos. Por tudo isto o AirSim classifica o Cessna Centurion 210M com 90%.
O site Oficial é www.carenado.com

Comments are closed.