PSS A320 Series no FSX

O AirSim descobriu atraveacute;s de um post de Amedee Vermeire no foacute;rum oficial da PSS os passos necessaacute;rios para colocar os Airbus da Phoenix a voar no FSX. Decidimos deitar matilde;os agrave; obra e elaborar um artigo em que damos conta aos nossos leitores os passos realizados e as conclusotilde;es que retiraacute;mos dos nossos testes.
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Bons voos!


O simmer mais atento jaacute; deu certamente conta de um post no foacute;rum oficial da PSS que anuncia o facto de mais uma vez o add-on por muitos mal amado e por outros tantos bem estimado sobreviver a mais uma nova versatilde;o do simulador da Microsoft. Este produto que foi originalmente concebido para o FS2002 e que ainda hoje deteacute;m sem duacute;vida o maior nuacute;mero de horas voadas da famiacute;lia A320 virtual, foi actualizado para o FS2004 e descontinuado pela produtora para o FSX. No final de Novembro de 2006, cerca de um mecirc;s apoacute;s a saiacute;da do FSX, um utilizador do foacute;rum da PSS, Amedee Vermeire, anunciou um tutorial que segundo ele permite a utilizaccedil;atilde;o, sem qualquer problema do conhecido Airbus da PSS. Estes conjunto de procedimentos natilde;o tem qualquer suporte por parte da PSS e deveraacute; ser realizado por conta e risco de cada utilizador.O AirSim decidiu por matilde;os agrave; obra e seguir os passos do readme disponibilizado atraveacute;s da flightsim.com (ficheiro com o nome de pss2fsx3.zip). Neste artigo, damos-lhe a conhecer os passos necessaacute;rios e as conclusotilde;es da experiecirc;ncia. O conteuacute;do deste artigo natilde;o substitui a leitura atenta do Readme elaborado por Amedee Vermeire.1) Obtido o ficheiro referido, verificamos os preacute;-requesitos:ordm; Ser possuidor de uma coacute;pia do PSS A32X Seriesordm; Ter instalada a versatilde;o 4 do FSUIPC, o conhecido add-on de Pete Dowson, na sua versatilde;o para FSX2) Instalaccedil;atilde;oPara a instalaccedil;atilde;o o autor apresenta duas opccedil;otilde;es: ou utilizamos o installer da PSS, ou coacute;pia manual dos ficheiros.Optaacute;mos pela primeira opccedil;atilde;o para instalar a seacute;rie Airbus, realizando em seguida os passos indicados. Mais uma vez existem aqui duas opccedil;otilde;es: instalar a aeronave na nova estrutura de pastas ..\FSX\Simobjects\airplanes, ou criar a conhecida pasta aircraft (tal como no FS9) e inserir a seguinte entrada no FSX.cfg (localizado em ..\Documents and Settings\[User Name]\Application Data\Microsoft\FSX):[Main]…SimObjectPaths.6=aircraft…No nosso caso optaacute;mos pela primeira opccedil;atilde;o. Basta copiar o folder que o instalador da PSS cria na pasta Aircraft para a pasta ../FSX/Simobjects/airplanes. No FSX eacute; necessaacute;rio ter os sons e o painel dentro das pastas Sound e Panel respectivamente. Basta copiar os mesmos da pasta PSS-ABPro. No nosso caso utilizaacute;mos inclusivamente o merge com o modelo da iFDG.3) Apoacute;s a instalaccedil;atilde;oDepois de realizados os passos anteriores, eacute; necessaacute;rio copiar o ficheiro PSSClickspotsFSX.cab para a pasta ../Microsoft Flight Simulator X/Gauges, que permite o correcto funcionamento do overhead panel do PSS A320 no FSX.Para tal eacute; necessaacute;rio editar o ficheiro panel.cfg (natilde;o esquecer de efectuar primeiro um backup do mesmo), localizado na pasta ../Microsoft Flight Simulator X/Aircraft/PSSAB-Pro/panel fazendo as alteraccedil;otilde;es:- Comentar a entrada, acrescentando as barras // no inicio da linha://Fixed Window37=OVERHEAD – USE KEYPAD 5- Apagar a secccedil;atilde;o [Fixed window37]- Adicionar as entradas (substituindo a [Window08])[Window08]file=OH.bmpsize_mm=1024,768visible=0nomenu=0render_3d_window=0window_pos=0.0,0.0window_size=1.000,1.000ident=OVERHEADgauge00=PSS-A320!Overhead, 0, 0, 1024gauge01=PSSClickspotsFSX!overhead, 820,685,205,105gauge02=PSSClickspotsFSX!overhead, 700,715,205,105[Window09]Background_color=16,16,16size_mm=2,2position=7visible=1ident=59gauge00=PSS-A320!Server, 0, 0, 1-Adicionar os clickspots agrave;s janelas [Window00] e [Window01][Window00]Gauge09=PssClickSpotsFSX!Overhead, 780,16,80,34gauge10=PssClickSpotsFSX!Pedestal, 209,460,34,34gauge11=PssClickSpotsFSX!MCDU, 210,421,34,34gauge12=PssClickSpotsFSX!LECAM, 653,753,211,13[Window01]gauge12=PssClickSpotsFSX!Overhead, 700,16,150,34gauge13=PssAirbusClickSpots!Pedestal, 210,150,34,34
Apoacute;s as alteraccedil;otilde;es copiar este ficheiro para a pasta Panel do aviatilde;o dentro da estrutura de pastas ../Simobjects/Aircrafts
Por uacute;ltimo eacute; necessaacute;rio corrigir uma entrada no MCDU da aeronave, numa das paacute;ginas de sistema. Na primeira utilizaccedil;atilde;o do PSS A320 no FSX, eacute; necessaacute;rio aceder ao menu de sistema do MCDU, clicando com o botatilde;o direito do rato na tecla INIT. Este eacute; o menu de manutenccedil;atilde;o do painel. Utilizando a tecla NEXT PAGE eacute; necessaacute;rio navegar ateacute; agrave; paacute;gina de ROLL AILERONS. Nesta paacute;gina eacute; necessaacute;rio mudar o valor da entrada ldquo;Max Controller Changerdquo; de 2000 para 1000. Clicando com o botatilde;o esquerdo do rato no botatilde;o INIT voltamos agrave; normal utilizaccedil;atilde;o do MCDU. De notar que nos nossos testes, sempre que iniciaacute;mos o simulador necessitaacute;mos de corrigir este paracirc;metro.Apoacute;s estas alteraccedil;otilde;es o PSS A320 deveraacute; estar novamente pronto para muitas horas de voo no novo simulador da Microsoft.4) Voo de testePara testar o comportamento do merge iFDG + painel PSS A320, realizaacute;mos um voo de Faro para Lisboa. Conseguimos realizar todas as fases do voo praticamente sem limitaccedil;otilde;es. Algumas observaccedil;otilde;es:- Engine Start-up: Partimos da situaccedil;atilde;o cold-and-dark e apesar de termos realizado os procedimentos habituais a sequecirc;ncia de start-up dos motores natilde;o ocorreu como esperado. Apenas com o CTRL+E a situaccedil;atilde;o foi ultrapassada.

– Ground friction: pareceu-nos demasiado exagerado o efeito de atrito no solo da aeronave. Ao contraacute;rio do comportamento do mesmo modelo, com o mesmo airfile, no FS2004, o Airbus A320 no FSX natilde;o tem facilidade em taxiar sendo que necessita de muito motor mesmo jaacute; em andamento.

– ILS APP: todas as fases do voo decorreram sem problemas de maior. Na aproximaccedil;atilde;o ILS agrave; pista 03 da Portela, experimentaacute;mos o comportamento erraacute;tico jaacute; reportado nos posts sobre a adaptaccedil;atilde;o desta aeronave ao FSX. O Airbus A320 tem grande dificuldade em capturar com sucesso o Localizer. Soluccedil;atilde;o: aproximaccedil;atilde;o visual agrave; pista 03. Nesta fase o A320 apresentou um comportamento excelente sem necessidade de muitos inputs no sidestick permitindo uma aterragem suave.

Em suma: para os aficionados desta versatilde;o de Airbus A320, a boa notiacute;cia eacute; que de facto o aviatilde;o eacute; perfeitamente utilizaacute;vel no FSX. Contudo e dados os problemas descritos, sugerimos que se mantenham fieacute;is ao FS2004 para operar esta aeronave. Enquanto os fatilde;s dos aviotilde;es da construtora europeia aguardam com expectativa os lanccedil;amentos promissores deste ano para o FSX, esta pode ser uma soluccedil;atilde;o provisoacute;ria para quem jaacute; desinstalou definitivamente o FS2004 e pretende matar as saudades de voar em Airbus.Bons voos,Paulo Correia – AirSim.net

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