Falcon 4 regressa em versão BMS 4.32

Embora existam versões do Falcon F-16 para Flight Simulator, permitam-me que hoje vos leve para uma outra viagem, pelo “verdadeiro” Falcon 4, num desvio que é uma boa notícia para quem gosta deste tipo de simuladores de voo. O F-16 voável foi recuperado graças à Benchmark Sims.

Voar aviões militares no Flight Simulator é quase o que nos resta nos dias que correm, com quase todos os produtos independentes finados.  A recente saída de Black Shark 2, da Eagle Dynamics, para o mercado, é uma pedrada no charco. Mas existem surpresas, vindas do lado dos “carolas”, como a equipa da Benchmark Sims, que coloca cá fora o seu Falcon BMS 4.32, uma actualização do “velho” Falcon da Microprose que põe no ar o mais sofisticado e melhor simulador de voo de F-16 do mercado… de novo

É verdade, apesar de ter mais de uma dúzia de anos de vida, Falcon 4, a simulação do F-16 Fighting Falcon, continua a ser um referencial para todos. Nunca mais se fez algo assim, com um manual a concorrer com as listas telefónicas de outros tempos, tudo feito com um amor e emoção que permitiram ao título sobreviver todos estes anos. Não, não pela mão da Microprose, que se volatilizou há muito, mas através de terceiros que criaram ou novos produtos comerciais com base no original, ou código de distribuição livre que permite ter o Falcon 4 de novo a voar nos computadores de hoje.

O cockpit na versão 800x600 e a 2560x1600, num verdadeiro 3D que envolve o piloto virtual

Um pouco de história antes de ir ao tema deste artigo. Foram-se os nomes grandes da simulação de voo, os tempos áureos da aliança da Jane’s com a Electronic Arts, a experiência da DID, o selo da Microprose (e eu que entrevistei Andy Hollis “pai” de F-15 Strike Eagle na Microprose e depois de AH-64D Longbow na EA, num encontro em Londres ou nos Estados Unidos… para o ver acabar a fazer Harry Potters…) e tantas outras coisas. E foi-se mesmo o tempo para muitos de nós devorarmos pesados manuais e tentarmos colocar no ar as mais diversas aeronaves. Mas quando surge no mercado algo como a proposta da BMS, é-se obrigado a recuperar até um velho Falcon 4.

Esta viagem ao meu arquivo de simuladores foi feita com gosto. Não é a primeira vez que reinstalo o Falcon 4 por causa de algum patch, mas este, este é qualquer coisa que me vai fazer voltar a voar o F-16 por algum tempo. É que dos 800×600 pixéis do original passo para os 2560×1600 de resolução do meu ecrã, e tenho tudo isso com um motor gráfico DirectX 9 que eleva a fasquia da qualidade a um ponto inimaginável. Mais, um cockpit 3D que faz perder o fôlego surge nesta versão (nada do 2D original),  que para cúmulo tem uma reprodução ainda mais realista do modelo de voo, do armamento e de tudo o resto. Tudo, mas tudo, foi melhorado neste novo/velho Falcon, E quanto custa tudo isso? NADA, absolutamente NADA. Basta ter o programa original, fazer download da versão da BMS e… subir aos céus. Este novo pacote instala-se em separado do original, só necessitando do executável do Falcon 4 da Microprose para garantir que o novo dono é mesmo autor de uma versão original.

É impossível, na versão original (vinheta) atingir o detalhe da nova versão, que pode escalar a diferentes resoluções

A redescoberta de todo este simulador, que acresce às centenas de páginas do manual inicial mais cerca de um milhar de páginas para ler (a sério, é ao jeito dos bons velhos tempos) porque há muita coisa nova neste regresso do Falcon 4, faz-nos desejar que algo assim existisse, com a pujança de outrora (pareço um Velho do Restelo, mas é verdade) no mercado a tempo inteiro. A Benchmark Sims está de parabéns e a comunidade tem obrigação de procurar-se o Falcon 4 que arrumou há anos, limpar-lhe o pó e descobrir que já tem entretenimento para muito, muito tempo.  Confesso que o F-16 que tenho para o Flight Simulator está em definitivo fechado no hangar, porque este Falcon é incontornável. Experimente-o. Mesmo que tenha de comprar uma versão do original. Que já não é fácil de encontrar novo, mas existem versões usadas na Amazon da Grã-Bretanha, por exemplo. Garanto que não se arrependerá desta compra, se realmente gosta de simuladores de aeronaves militares.

0 0 vote
Article Rating
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JMN
8 anos atrás

Bom dia

Desde 4 feira que procuro como um louco onde estará o meu cd origial do falcon, tenho o manual, mas o cd receio que tenha ido numa daquelas limpezas furiosas que de vez enquanto se fazem.
Embora não seja propriamente um acto muito legal, (mas eu comprei o orignal) alguém me pode enviar o exe. ou indicar onde se possa descarregar com confiança.

JMN
8 anos atrás

Pois seria, só que a Microprose fechou portas já faz uns anitos… e a prespectiva de ter de comprar tudo de novo é irritante, ainda por cima possuo o falconAF original