Airsim.net_simFlight.PT
    • TODAS
    • Eventos
    • Hardware
    • simFlight Network
      • simFlight COM
      • simFlight Germany
      • simFlight / Airsim PT
      • simFlight Benelux
      • simFlight Japan
      • simFlight Espanol
      • simFlight Italia
      • simflight France
      • simFlight Russia
      • simFlight China
      • simMarket
      • Copyright / Impressum
      • Política de Privacidade
    • simMarket.com
    • Envie a sua Notícia
    Airsim.net_simFlight.PT
    Freeware

    Simulação de voo: um regresso em força?

    By jdiogo9 de Agosto de 201311 comentários

    dcs_su25t01A simulação de voo não se limita a FSX, X-Plane, Prepar3D e sucedâneos e a um nicho de entusiastas. O interesse do grande público parece recrudescer, com soluções como a integração de DCS World no Steam. Que pode ser testado gratuitamente por um tempo infinito.

    Steam é a maior plataforma de jogos online existente, desde há anos. Apresenta uma multitude de jogos, mas bem poucos simuladores de voo, efectivamente. Coisas que nem chegaram a sair do chão, como Microsoft Flight (é verdade, por muito que não se queira dizer), ou títulos de arcada como Jane’s Advanced Strike Fighters, de 2011, que nos recorda os anos de ouro da simulação de aeronaves militares, quando o nome Jane’s surgia associado a veras simulações e não estes “brinquedos”, e pouco mais. Existem bastantes simuladores, é verdade; agrícolas, de conquista do espaço, de gestão disto e daquilo, de condução desportiva ou de tractores, mas poucos aviões ou programas dos ditos que mereçam a designação simulação.

    Mas quem procurar bem encontra um que vale o esforço e que tem a vantagem de ser grátis, pelo menos na fase de arranque, com um mundo para explorar e uma aeronave para descobrir. Refiro-me a Digital Combat Simulator World, da Eagle Dynamics. DCS World, como é conhecido na gíria, é a base de agregação dos módulos pagos criados para DCS, um universo de combate que é servido gratuitamente, com um caça Su-25T “Frogfoot” com que os que aceitem o desafio podem conquistar os céus. O sistema modular DCS tem ganho alguma velocidade nos últimos anos, sugerindo um investimento da equipa da Eagle Dynamics que parece ter correspondência numa comunidade, crescente, de utilizadores.

    dcs_su25t02DCS World foi concebido para ser usado online, com múltiplos jogadores. É ao mesmo tempo a interface de acesso às diferentes aeronaves que é possível adquirir,  e a plataforma de comunicação para jogar online. Ora faz sentido associar esta experiência a um mundo tão popular como o de Steam, e foi isso que a Eagle Dynamics fez.  O DCS já existia em Steam, mas não com a elasticidade que esta nova versão de DCS World oferece, e com a aliciante de se poder voar gratuitamente online e offline aos comandos do Su-25T. Como ferramenta promocional é excelente e tem levado mais pessoas a descobrirem, porque está no Steam, um programa que de outro modo talvez nunca escolhessem experimentar.

    Para os que passem a fase de introdução representada pelo Su-25T, existe uma colecção de aeronaves para adquirir e voar, de helicópteros a aviões. Espreite por sua conta e risco as opções, quer no Steam ou directamente no website do Digital Combat Simulator.

    Related Posts

    RANS S6S Coyote 2 da Flyboy Simulations para MSFS

    22 de Março de 20230

    Virtavia Estreia-se no MSFS com o SHORT STIRLING

    22 de Março de 20230

    Já está disponível o TECNAM P2006T MKII para MSFS

    21 de Março de 20230

    11 comentários

    1. André Vieira on 9 de Agosto de 2013 21:20

      WarThunder tembém é muito bom ….
      bit.ly/1cRFRT7

    2. j.c.monteiro on 10 de Agosto de 2013 13:50

      Olá José Antunes!

      Já lá ando há cerca de 1 ano, nas lides do DCS. É simplesmente o mais avançado simulador de voo em termos de modelos físicos.

      A parte militar não me interessa, por isso limito-me a fazer pequenos “voos” de P51D e UH-1H. O A10C e o KA50 tb os tenho no Hangar, mas aguardam paciência para estudar os manuais…

      Obrigado peolo óptimo apontamento acerca do DCS World!

      • Jose Antunes on 10 de Agosto de 2013 14:40

        Olá J.C. Monteiro!

        Então estamos no mesmo barco. Eu comprei o P51D com o novo computador, para poder voar nele. É excepcional e penso escrever algo sobre a experiência. Mas estou a aprender a dominar o bicho.

        Tenho o KA50 há anos, desde a versão inicial, mas não funciona em pleno no DCS, sem fazer o upgrade. E tenho o A10C, que é impressionante, mas também pré actual DCS World. Mas estou na mesma condição: o lado militar não me interessa, até porque confesso, não sou bom a dar tiros. O que eu gosto é de voar e do desafio de aprender. Falta-me o tempo para realmente fazer melhor, mas a sensação de desafio (mais do que muitos jogos, a malta não calcula…) é tremenda. Cada descolagem e aterragem são sempre desafios, nada é igual.

        Ainda tenho algures o Su 27 Flanker da Eagle Dynamcis, lançado para a SSI em 1995 (bons tempos) que já era, na altura, um respeitável simulador. O universo DCS é, como diz o mais avançado simulador em modelos físicos. É traço da Eagle Dynamics.

        Obrigado pela nota ao meu pequeno artigo. Vou tentar publicar algumas coisas, o que falta é o tempo. Agora ando a pensar se devo comprar o novo aparelho da Alabeo, mas sei que não vou ter tempo para me gozar dele, e as minhas paixões continuam a ser o Cessna 172 e o “puxa empurra”. Ando a pensar investir no Prepar3D, mas acho que vou esperar até ver se uma versão de 64bit surge. O FSX com o novo Global FTX e no meu computador novo anda a entusiasmar-me. É como ter um novo sistema de som depois de ter andado a escutar MP3… O problema é que o mundo real não me deixa tempo para estas coisas.

        abc

    3. j.c.monteiro on 10 de Agosto de 2013 19:14

      Pois, infelizmente não me parece mesmo nada que o P3D v2 venha a ser 64 bit, mas a versão actual, que uso e gosto bastante, fica um espanto com o FTX Global, e agora também com o novo gerador de Weather – FSGRW da PILOTs

      E o X-Plane 10? Tinha a ideia de que estavas também a utilisar José?

      • Jose Antunes on 11 de Agosto de 2013 16:19

        Vou manter o FSX se o Prepar3D não evoluir. Depois de voar o P51D no DCS, o FSX desce de posição substancialmente. Como eu gostava de ter um mundo tipo Orbx no DCS. Mas não se pode ter tudo.

        X-Plane… não. Tive o 5, para aí, mas encaixotei-o na altura e nunca me debrucei muito sobre o assunto. O tempo não perdoa.

    4. Tércio Sampaio on 11 de Agosto de 2013 13:31

      Ola José Antunes,

      Muito bom artigo. A complementar gostava de acrescentar umas coisas e deixar algumas recomendações. Eu em nota introdutoria vou só referir que usei/experimentei todos os simuladores de avioes civis e militares para PC desde 1989. Tudo descrito em detalhe dava para fazer um livro. Nos militares, usei-os em pleno, dogfights, close air combats, close support, …..
      Após toda esta experiencia, venho aqui reforçar que para simulador de aviões de combate moderno, este é o melhor simulador de sempre e tal como foi referido, tem um dos melhores modelos fisicos feito para PC. A completar isso tem excelentes graficos, sons e editor de missões.
      Se alguem quiser investir nele, muito sinceramente recomendo a versão fora do Steam, não tenho nada contra o Steam, antes pelo contrario, mas infelizmente a DCS só lá colocou o DCS World para ter mais visibilidade. O suporte e velocidade de actualizações que a mesma dá ás versões no Steam é bastante mais demorada que a versão adquirida directamente à DCS.
      Nota final gostava de referir outros 2 simuladores que que não tendo grande publicidade, ficam muitas vezes na sombra de outros titulos em termos de visibilidade. O Rise of Flight, http://www.riseofflight.com, inclusive tem uma versão de demonstração que dá para experimentar por tempo ilimitado. Tem os melhor graficos e melhor fisica de sempre num simulador de avioes. A sensação de voo é de tal maneira que até agora foi um dos unicos, se não o unico simulador, em que tenho a verdadeira sensação de altitude e distancia tridimensional entre mim e os objectos no solo. É dificil de explicar, mas experimentem e vão ver. Mesmo sem entrar em combate, o proprio voo e dominar a maquina sem entrar em perda é um verdadeiro desafio. Reecomendo tambem lerem as features detalhadas do mesmo e verem alguns videos tecnologicos deste simulador. Entrando em linha de conta todos os detalhes, editor, estrutura, som, graficos, fisica, realismo, …. é um dos, se não o melhor simulador de voo para PC alguma vez feito, isto sem sectoriza-lo na epoca historica em que se encaixa. O modelo economico do RoF é identico ao do DCS World.
      Por ultimo, a empresa que fez o RoF e usando o mesmo motor de simulação vai lançar o IL-2 Sturmovik: Battle of Stalingrad, não confundam com os outros simuladores com o nome IL-2 Sturmovik, este não tem nada a ver, inclusive a companhia base não é a mesma! Tal como referi, asenta sobre o motor do RoF e cobre tal como o nome sugere aviões de WW2. Vejam mais em http://www.il2sturmovik.com e recomendo verem em detalhe o developing blog/notes.

      Desculpem o longo post mas espero ter sido util.

      Abraços

      • Jose Antunes on 14 de Agosto de 2013 2:00

        Olá, obrigado pelo comentário. A minha nota sobre o Steam prende-se mais com a afirmação da simulação de voo como um género com algum potencial recuperado do que com o aconselhamento ao seu uso. Mas para muitos jogadores, o facto de o DCS estar ali pode ser uma forma de descobrirem algo que de outra forma não olhariam. Mesmo com uma versão grátis. O Steam chama a atenção. Pode servir para despertar o interesse e criar novos “pilotos virtuais”.

        Eu conheço o Rise of Flight desde que saíu, tenho-o instalado, é de facto bom.

        Uma correcção: o IL-2 Sturmovik Battle of Stalingrad resulta de uma parceria entre a 777 Studios e a companhia base do IL-2, a 1C Company, ou 1C:Maddox inicialmente. Sei-o porque entrevistei Oleg Maddox na euforia de IL-2 antes do lançamento do IL-2 original , ou em Londres, na ECTS ou nos Estados Unidos, na E3, em Los Angeles ou Atlanta (não me recordo). E segui-lhe o percurso por uma série de tempo, até à Ubisoft e depois. Maddox deixou-se destas coisas, cansado das guerras, mas a 1C continua, agora com um nome associado, para este projecto: 1C Game Studios. Isso foi noticiado em Dezembro passado. E mantenho alguma curiosidade face ao IL-2, até porque os autores do actual War Thunder, a Gaijin, também trabalharam no projecto IL-2. Provando que o mundo é pequeno e que os russos estão em todas.

    5. Tércio Sampaio on 11 de Agosto de 2013 14:00

      Ola,

      Vejam os 3 videos neste link:
      http://riseofflight.com/BLOGS/post/2013/06/25/ROF-Video-for-Steam-Contest-Winners.aspx

      Abraços

    6. Tércio Sampaio on 14 de Agosto de 2013 14:53

      Caro José Antunes,

      Sim, sei que é uma união dos dois (1C e 777) lembro-me bem quando saiu essa noticia. Eu refiro-me ao core engine quando disse que não tem nada a ver com os outros IL-2’s. Pois houve inicialmente certas duvidas que foram prontamente esclarecidas se este simulador ia usar o engine do ultimo Il-2 ou o do RoF.

      Abraços

      • Jose Antunes on 14 de Agosto de 2013 17:59

        Caro Tércio Sampaio

        Ah sim, a máquina é a do RoF por uma pena, até na interface, mas aplicada a uma outra época. Dadas as – boas- provas da máquina de RoF (que até tem ligações ao motor inicial de IL-2 dado que a equipa original trabalhou nele, na vertente online), faz sentido explorar aquilo, até porque suspeito que depois de CoD, aka Battle of Britain, a ideia de voltar a pegar no código antigo (CoD começou a ser feito para sair em 2006 e saiu em 2011, mais um sinal do período de adormecimento da simulação de voo e do desinteresse da Ubisoft e editoras em geral) não faz qualquer sentido. e RoF corre muito bem.

        Estou curioso de ver o que sai dali, porque é capaz de ser um investimento. Mas eu gostava que eles avançassem na direcção de algo tipo BoB ao jeito dos tempos gloriosos da Empire e de títulos como Rowan’s Battle of Britain e cobrissem o lado Ocidental. Talvez tudo isto signifique que existe mais mercado para produtos assim. O que é capaz de ser razão para eu continuar a meter aqui umas notas.

        bons voos!

    7. Tércio Sampaio on 14 de Agosto de 2013 20:03

      Caro José Antunes,

      Ui, sobre a batalha de inglaterra ainda me lembro do primeiro que tive sobre o tema, LucasArts – Battle of Britain, que tinha a mesma tecnologia que o The Secret Weapons of Luftwaffe da mesma editora, este ultimo então foi uma perdição naqueles tempos.
      Pois eu prefiro que este ultimo Il2 Battle of Stalingrad seja mesmo sobre este cenário de guerra. Eu sempre prezei pela diversidade e se formos a ver os 2 ultimos simuladores de voo WW2 especificos a 1 só teatro de guerra foram já sobre a batalha de inglaterra (IL2 Cliffs of Dover, que após multiplos patchs ficou, digamos que, aceitavel, e o Battle of Britain 2 da A2A/Shockwave que com os ultimos Mods ficou muito muito bom).
      Mas é verdade, a rowan na altura fez muitos simuladores bastante giros e inovadores graficamente, eu por exemplo adorei e passei centenas de horas com o Reach for the Skies e o MiG Alley.

      Este novo Il-2 está no topo da minha wishlist em futuros releases, a par com o futuro Mi-8 para o DCS 😀

      Abraços

    COMENTÁRIOS RECENTES
    • Márcio Nóbrega em VREF SIMULATIONS – LPCO – AERODROMO BISSAYA BARRETO MSFS
    • Gonçalo Figueiredo em FlyTampa lança Las Vegas (KLAS) Xp11
    • J. Silva em FlyTampa lança Las Vegas (KLAS) Xp11
    • dnunes em MK-STUDIOS – TENERIFE VOL.1 V2
    • Antonio Coelho em Prepar3D 4.4 mais logo

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sua Privacidade
    Usamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site e para lhe mostrar publicidade personalizada.
    Para saber mais, leia nosso Política de Cookies
    eu estou bem com isso Minhas opções
    Política de Cookies

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativas
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    Salvar e Aceitar