Há alguns anos, na região de Sintra, choveram pedras, vindas de misterioso lugar. Agora, em Prepar3D v2.1, encontrei casas voadoras na região de Sintra. Mistério!
Confesso que não resisti e acabei por comprar o Prepar3D, a versão académica, para o estudar convenientemente. Esperei pelo lançamento da versão 2.1, a tal que corrige uma série de bugs do programa. Não que esteja insatisfeito com o meu FSX, na minha máquina nova de quase um ano, como por aqui escrevi em devido empo. Mas o facto de ter um computador que me deixa correr o FSX a boa velocidade tornou apetecível experimentar o Prepar3D.
Esperei, de forma cuidadosa, sem pressas, por esta versão, mas agora eis-me com ela instalada. A primeira coisa que fiz foi correr o programa sem qualquer extra, para ver como era. Surpresa! Depois de tanto que tenho lido a favor e contra, fiquei com a ideia de que este é um FSX em esteróides, com algumas coisas interessantes, mas não tão capazes de justificar o abandono do FSX como alguns dizem.

Afinal, o que o FSX precisa, apesar da idade, é de uma boa máquina para correr como as imagens do marketing sempre nos mostravam. O meu FSX porta-se bem no meu computador. E se querem que vos diga, as cores do FSX são mais bonitas do que as do Prepar3D. Não me perguntem porquê, nem eu sei, sendo o Prepar3D, afinal uma versão mais moderna do FSX. Dúvidas? Se tiverem o Prepar3D a correr e tentarem abrir o FSX o computador diz que… não podem correr duas versões do FSX em simultâneo. E esta, hein?
Voltando ao tema deste artigo, o Prepar3D não é o produto maravilha com que alguns sonham. É, sem dúvida, um passo adiante na direcção certa, digo eu, mas não está isento de bugs. Como o das casinhas voadoras (um bairro inteiro…) que encontrei suspenso nos céus ao voar de LPPT para a zona da Serra de Sintra. E para que se saiba, a Portela também não está grande coisa, mas isso é habitual. A representação do espaço nacional é sofrível, nas versões originais. Sim temos mais casario, com o Autogen activo e em os cursores de intensidade para a direita, mas a Lisboa que eu conheço do ar não é bem a que o Prepar3D nos dá. Enfim, coisas habituais, como se sabe.
Em uso o Prepar3D revela-se estável, fluido q.b., se bem que diferente do FSX, até pelo facto de não oferecer, tanto quanto descobri, fotogramas ilimitados, mas 60 fps (fotogramas por segundo) máximos, o que a minha máquina oferece de forma razoável e estável, mesmo num ecrã de 2560×1600, tanto quanto pude ver. E de facto, para lá dos 24 fps do cinema, que os olhos vêem, diria que tanto faz como fez. Uma nota: uma máquina sofrível não vai necessariamente tirar melhores resultados do Prepar3D do que do FSX. Milagres, não existem!
A minha decisão está tomada: vou manter o FSX activo, e saltar entre os dois programas. Tenho no FSX coisas que não é possível, ainda, fazer correr de forma eficiente no Prepar3D. O meu Cessna Skymaster 337 da Carenado, por exemplo, que não tem um instalador para o Prepar3D. E a Carenado diz que vai esperar que alguns problemas do Prepar3D v2.1 sejam resolvidos antes de passar o avião para o programa da Lockeheed Martin. Eu espero, e de qualquer modo, as cores do FSX são cativantes. E eu gosto de ter uma bitola para comparar com as novidades que entretanto irão surgindo.

Os primeiros voos e descobertas no Prepar3D estão a fazer-me saltar entre este e o FSX para comparar, no mesmo momento, cenários num e noutro. Estou contente por ter adquirido o Prepar3D, afinal, é a plataforma onde podemos esperar desenvolvimento, dado que a Microsoft matou de forma definitiva o FSX (estupidez absoluta, como se sabe…). Mas na verdade, com o computador que tenho agora, o FSX continua a ser uma muito boa aposta, com uma multitude de programas adicionais que o tornam fantástico e ainda uma mais-valia para quem pretenda experimentar simulação de voo. Tal como está e com computadores cada vez mais potentes, o FSX tem uma longa vida à sua frente. Afinal, em termos de simulação de voo, tudo o que é essencial está lá. O que o Prepar3D oferece, diria eu, não é necessariamente mais velocidade ou sequer estabilidade, mas sim um caminho para o futuro, onde uma eventual versão de 64bit pode introduzir melhores prestações, se bem que, para isso suceda, as pessoas tenham de pensar em investir em hardware capaz de dar conta do recado. Porque o realismo fotográfico que se vai exigindo cada vez mais, a par do rigor da simulação, pede máquinas à altura. E quando se investe nisso, até o FSX que ainda temos nos dá uma bela imagem do mundo.
Neste momento o meu Prepar3D, tal como o FSX, já não estão nas suas versões base. Adicionei a um e outro as propostas da Orbx para um mundo mais real, e espetei o Cessna 172 da A2A em ambos, para uma experiência de voo “low and slow” que me tem dado algum gozo. Falta é o tempo para estas brincadeiras!
Nota do Autor: Este artigo é escrito em Português de Lei e nenhum corrector ortográfico tem autorização, sequer, para cortar a eito na Língua Portuguesa.
19 comentários
amigo gostei da sua crónica. Já agora gostaria de saber a sua opinião em relação a um comparativo com x-plane10,pois estou com uma vontadezinha de experimenta-lo. dizem que inclusive nos cenários são bons, mas a mim parece-me um pouco sóbrio as cores ,pelo oque vou vendo no youtube,mas a dinâmica de vôo é superior,entre outros… Será mesmo?!!!
Bom dia
Só tenho uma versão muito velha do X-Plane pelo que não posso responder à sua pergunta.
obrigado,na mesma Jozé Antunes
De facto parece que as coisas pioraram mesmo com este update 2.1 do P3D.
Não sabia da questão das casas voadoras, mas sei do surto de erros OOM depois de instalada a nova versão.
Se derem uma vista de olhos ao último post no blog do Kosta, chovem respostas com mensagens de desagrado e pedidos de reembolso à LM.
Este bug de casas pairadoras também me acontece no FSX, usando o cenário de Tires do Pedro Maia em conjunto com o UTX e FTXGlobal. Acontece só na zona do cenário e se fizer um voo local. Se descolar de um aeródromo diferente estranhamente já não acontece. Problema de autogen talvez?
Abraço 😉
Eu não tenho qq problema de OOM com o Prepar3D, talvez por ter instalado a v2.1 directamente, já que esperei por ela. Fiz já mais de uma hora de voo no F-22 sem problemas, exactamente porque queria ver cenários, e não tenho, para já, qualquer dos problemas que tantos parecem ter. Não sei se a configuração da minha máquina terá algo a ver com isso. Penso que algumas pessoas que se queixam podem estar à espera de milagres de PCs que não conseguem acompanhar o programa. IMHO, vendo algumas configurações…
As minhas casas voadoras surgiram após ter saído de LPPT para Sintra, pelo que o fenómeno não parece limitar-se a voos locais. Mas depois de isntalar o FTX Global não voltei a experimentar, até porque voar em Portugal é como voar num deserto, quando comparado com outros locais, sobretudo os EU.
Devo ser um tipo com sorte. Não tenho problemas com o Prepar3D v2.1. Passei praticamente uma tarde inteira a correr cenários, visitar aeródromos novos para o FTX Global, voando em algumas áreas sem qualquer problema. Vou continuar a usar os dois, Prepar3D e FSX, e ver o que sucede.
Flight Gear 3 é a resposta para os vossos sonhos 🙂
E o ELITE V9 que lá vem, e o PSX, também!!!
Ah! e quem sabe aquele anunciado CBT standalone de Airbus!!! – http://www.a3xxflightdeck.com/
E…. eu ainda continuo à espera também do FSLabs Airbus :-/
Na minha imodesta opinião, o LM P3D v2 é para esquecer… Façam uma versão 64 bit, e depois conversamos …
Bom dia,
Eu sei que existem imensos users com problemas, mas eu felizmente não os tenho. Fiz a atualização eliminando os ficheiros segundo as instruções e voilá o P3D 2.1 sem problemas. Pelo que eu vejo no fórum devo ter tido sorte.
Nuno Batalha
http://www.b737sim.pt
uhmmm.. Já assisti a muitas promessas no meu percurso pelos simuladores – e tenho uma caixa cheia dessas promessas, do simulador de voo Pro PIlot da Sierra ao Fly! – para acreditar em milagres. O X-Plane é um exemplo: anda há anos a querer apanhar o FSX. Mesmo morto, o FSX é mais popular do que o X-Plane… Donde…
E programas como o Elite V9, que vão custar 500 dólares, não podem ser classificados na categoria de… populares.
É verdade José, o ELITE só peca por ser tão caro, mas também o objectivo é bem claro – treino e proficiência IFR, aquilo que faz melhor do que qualquer outro que eu tenha conhecido.
Quanto ao X-Plane 10, é a velha estória… Vai ser desta vez? Olha… não foi… :-/ talvez da próxima… e assim os seus utilizadores ( eu incluído na versão 10 ), vão alimentando vãs esperanças.
Acho que de facto o FSX é a melhor plataforma de simulaçºão, em espectro de cobertura e qualidade de certos add-ons.
Confesso que o Flight Gear 3.0 está também muito interessante!
Sem querer começar uma longa discusão, na minha opinião não existe o melhor. Todos têm prós e contras.
Para quem pode, é te-los a todos. O FSX, não por ser nem o melhor mem o pior mas simplesmente devido a ter uma maior comunidade (pois é o mais antigo e teve a maquina de marketing da MS por detrás) é o que tem mais add-ons de qualidade. Mas isto não significa que não hã tambem outros add-ons da mesma qualidade para outros simuladores.
Actualmente dependendo do que se espera e do que se procura num simulador, tanto o X-Plane como o FSX são igualmente bons. Do FSX não vale a pena falar pois mal ou bem quase todos conhecem. Já no X-Plane por exemplo a custo zero temos cenarios fotorealistas com autogen e edificios OSM da europa toda e de muitas outras partes do mundo.
Por exemplo na minha instalação tenho Portugal com qualidade ZL17, são só 86 GB (oitenta e seis giga bytes), mas vale cada bit, é simplesmente lindo e como se estivessemos mesmo lá e quanto custou este cenario? zero euros.
Temos add-ons que para a mesma qualidade que os equivalentes no mundo FSX, possuem um custo mais baixo e alguns aviões unicos como por exemplo o An-24RV. O X-Plane por exemplo corre mais fluido do que o FSX na mesma maquina e com a mesma complexidade de cenarios e requer menos add-ons para ter um mundo mais plausivel.
Não esquecer que tambem no FSX qualquer coisa que demore mais de 1 tarde a fazer é motivo de payware pois já se tornou há muito tempo uma fonte de rendimento para muitos e um habito que se quiser arranjar alguma coisa decente é preciso pagar. Com isto temos no mundo do FSX muitas vezes muitos addons mediocres a custar +20 €. Já no X-Plane conseguesse muita coisa com excelente qualidade a custo zero (aeroportos e avioes), como por exemplo o Il-14P e multiplos cenarios. Isto fora as poucas excepções que sempre existem em todo o lado.
Acompanhando ambos os mundos, tenho vindo tambem a reparar que a maioria dos grandes projectos de add-ons nos ultimos tempos têm ido mais para o lado do X-Plane do que para o FSX. Se puderem tenham ambos.
Quando se vai para o X-Plane, como qualquer outro simulador ou jogo devesse pensar que é um outro produto feito por outra empresa. O mal de muita gente é ir lá com postura tipo troll e pensar que aquilo vai ser o FSX 2.0 e tudo o que é diferente, incluindo menus, é “bota abaixo”. Tem de se ir com espirito que aquilo é um simulador novo e nao andar so a procurar defeitos ou a apontar que tudo o que diferente é mau. Vão ver que é um excelente simulador tambem. Não caiam também no erro de andar a comparar o FSX atafulhado de paywares de alta qualidade com o X-Plane saido da caixa. Pois o X-Plane 10 “vanilla” versus o FSX “vanilla” o x-plane é muito melhor em muitos aspectos.
Para finalizar tambem há a opiniao pessoal, há muitas pessoas que preferem um simulador que coloque as nuvem com precisao milimetrica mas que o cenario ate pode ser identico a um simulador de 1990 em relação a outro simulador que ate pode ter as formigas a andar no chao mas algumas nuvens no sitio errado. Depois tambem há uns que adoram a qualidade dos paineis e se todos os sistemas estao modelados, ja outros até preferem os não completamente modelados e até compram(am) aviões sem painel (tipo os ultimos do MS Flight).
O FG3 está interessante mas ele tambem é a custo zero por algum motivo e nalgumas configurações dá perfeitamente para perceber porque, simplesmente não corre e tem muitos erros graficos. Mas mesmo que corresse bem, tambem não era simulador que me fizesse desinstalar o FSX e o X-Plane.
Eu gosto de ambos pelos pros que cada 1 tem e que não tenho no outro e fico feliz por isso. Tento esquecer os contras, se ficar muito focado nos contras, então desinstalava ambos e ia dedicar-me a outro hobbie/simulador (que não fosse aviação civil).
O ELITE 9 e o PSX realmente estão debaixo de olho mas serão para fins especificos e ñunca irão substituir o FSX/X-Plane.
(desculpem alguns erros ortograficos mas foi escrito á pressa)
Boa-tarde Tércio! Eu estou interessado em adquirir o xplane10 box com global scenery. mas para mim é uma aventura porque não conheço nada para além do fsx. visto que você é um utizador de ambos qual a sua opinião dos cenários de Africa expressão portuguesa,e Brazil e já agora aonde poderei adquirir o cenário de Portugal com a qualidade que você diz, e ou se ela já vem no default global scenery(box version) do xplane10
Boa Tarde Leopoldo,
practicamente todo o mundo de add-ons para o XP partem deste site: x-plane.org
Embora existem algumas lojas tipo x-aviation.com , …
Em relação aos cenarios veja em simheaven.com mas não é unico.
Para avioes experimente o Il-14P entre outros free existentes no .org.
Bem dito Tércio!
Estou de acordo com o que escreveste.
leopoldo. se tem o fsx, não perca tempo com o X-plane 10 … honestamente, e infelizmente, para quem acreditou tanto nele :-/
Estou de acordo com muitos comentários. Gostaria de referir, tanto quanto sei, que o X-Plane é o único q esta certificado pela FAA para poder ser dado em cursos de PPA, o que o valoriza bastante e tem vindo a ganhar terreno ao FSX. O Prepar V.2 foi uma desilusão, só consigo frames no ordem dos 9 a10. O FG3 nao consigo perceber quais os comandos, é um emaranhado, de tal forma q já o desinstalei. Interessante o Aerofly FX, pena só ter o cenário da Suissa, mas vale a pena. A acompanhar o Veicule Simulator. Para quem tiver IPad há muita coisa interessante a conectar com o X-plane.há um programa fabuloso q é o Xavion.
Bem , o meu simulador com o P3D v.2.1 está um espetáculo. Quanto a frames 40 a 60.
http://www.b737sim.pt
obrigado a ambos!
salavisa,
tens FNPTs basdeados em FSX, P3D, Flight Gear e combinações. Como utilizador do ELITE, posso dizer-te que por exemplo essa firma usa em algumas das suas plataformas uma combinação do seu software nativo com visuais P3D v1.
As exigências feitas a um simulador de voo são realmente muito diferentes do que muitos esperariam encontrar, senão, e dada a grave limitação por exemplo do X-Plane em modelar aviões a hélice, seria impensável vê-lo certificado para tal…